Departamentos

Departamento Aikidô
O AIKIDO é uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas.

Departamento Gateball
O Gateball que já vinha sendo praticado pelos membros do kotobuki-kai, ganhou a condição de Departamento em 1994 e se tornou centro de atividades dos idosos.

Departamento Ginástica Musical
Tendo em vista o envelhecimento gradual dos associados e para promover hábitos mais saudáveis, foi criado o Departamento de Ginástica Musical.

Haha-no-kai
Em atividade desde 1955, a "Haha-no-kai" tem sido a mola mestra da culinária nos diversos eventos da Associação.

Departamento Karaokê
Em 1977 foi criado o Departamento de Música, muito bem-sucedido até os dias de hoje, pois a invenção do karaokê tornou o ato de cantar bastante próximo e familiar.

Departamento Kendo
Em novembro de 1945, o Sr. Yoshisuke Oura e um antigo colega de Kendô Sr. Takashi Maruyama, com apoio da Associação de Reservistas (imigrantes que tinham prestado serviço militar na terra natal) promoveram na cidade de Suzano uma reunião com apreciadores de Kendô, que resultou na criação do time do Departamento de Moços daquela associação, sendo o primeiro treino realizado na Vila Urupês. O Sr. Yonamine foi nomeado Chefe de Departamento e iniciou-se a atividade de Kendô, praticado exclusivamente pelos filhos de japoneses. Naquela época, devido à carência mito grande de equipamentos, a espada de bambu era produzida pelos próprios praticantes e as vestimentas de proteção, mesmo velhas eram adquiridas e reparadas pelo departamento para uso dos atletas. Este sistema perdura até os dias atuais, pois o interessado pode iniciar a prática do Kendô sem se preocupar com a compra de equipamentos. Em 1970 o Departamento de Kendô que funcionava na cidade com o apoio de entidades japonesas, tornou-se oficialmente Departamento de Kendô do Suzano Bunkyo (É o departamento de Kendô com histórico mais antigo do Brasil).

Departamento Taikô
A palavra Taiko significa tambor em Japonês. Fora do Japão a palavra é usada frequentemente para referir-se a alguns dos vários tambores japoneses ('wa-daiko', "Tambor Japonês", em Japonês)